VAYKRA

Posted on março 19, 2024

VAYKRA

As Dimensões do Pecado

Nossa parashá, que trata de uma variedade de sacrifícios, dedica uma seção extensa ao chattat, a oferta pelo pecado, trazida por diferentes indivíduos: primeiro o Sumo Sacerdote (Lev. 4:3-12), depois a comunidade como um todo (Lev. 4:13-21), depois um líder (Lev. 4:22-26) e finalmente um indivíduo comum (Lev. 4:27-35).

Toda a passagem soa estranha aos ouvidos modernos, não só porque os sacrifícios não foram oferecidos durante quase dois milénios desde a destruição do Segundo Templo, mas também porque é difícil para nós compreendermos os próprios conceitos de pecado e expiação tal como são tratados na Torá.

O enigma é que os pecados pelos quais uma oferenda tinha que ser trazida eram aqueles cometidos inadvertidamente,  beshogeg. Ou o pecador havia esquecido a lei, ou algum fato relevante. Para dar um exemplo contemporâneo: suponha que o telefone toque no Shabat e você atenda. Você só seria responsável por uma oferta pelo pecado se esquecesse a lei que proíbe atender o telefone no Shabat ou se esquecesse o fato de que aquele dia era Shabat. Se, por um momento, você pensou que era sexta ou domingo. Então o seu pecado foi inadvertido.

Este é o tipo de ato que não tendemos a ver como pecado. Isso foi um erro. Você esqueceu. Você não queria fazer nada de errado. E quando você percebe que inadvertidamente violou o Shabat, é mais provável que sinta arrependimento do que remorso. Você sente muito, mas não se sente culpado.

Pensamos em pecado como algo que fizemos intencionalmente, talvez cedendo à tentação, ou num momento de rebelião. Isto é o que a lei judaica chama de be-zadon em hebraico bíblico ou be-mezid em hebraico rabínico. Esse é o tipo de ato que teríamos pensado que exigia uma oferta pelo pecado. Mas, na verdade, tal ato não pode ser expiado por meio de uma oferenda. Então, como devemos entender a oferta pelo pecado?

A resposta é que existem três dimensões de injustiça entre nós e D-s. O primeiro é culpa e vergonha. Quando pecamos deliberada e intencionalmente, sabemos interiormente que erramos. A nossa consciência – a voz de D-s dentro do coração humano – diz-nos que erramos. Foi isso que aconteceu com Adam e Chava no Jardim do Éden depois de terem pecado. Eles sentiram vergonha. Eles tentaram se esconder. Para esse tipo de pecado deliberado, consciente e intencional, a única resposta moral adequada é a teshuvá, arrependimento. Isto envolve (a) remorso, charatah, (b) confissão, vidui, e (c) kabbalat he-atid, uma resolução de nunca mais cometer o pecado novamente. O resultado é selichah umechilah, D-s nos perdoa. Um mero sacrifício não é suficiente.

No entanto, existe uma segunda dimensão. Independentemente da culpa e da responsabilidade, se cometermos um pecado, transgredimos objetivamente um limite. A palavra chet  significa errar o alvo, afastar-se, desviar-se do caminho correto. Cometemos um ato que de alguma forma perturba o equilíbrio moral do mundo. Para dar outro exemplo secular, imagine que seu carro tem um velocímetro com defeito. Você foi pego dirigindo a 80 km por hora em uma zona de 60 km por hora. Você diz ao policial que o detém que você não sabia. Seu velocímetro mostrava apenas 60 km por hora. Ele pode simpatizar, mas você ainda infringiu a lei. Você transgrediu o limite de velocidade, ainda que sem saber, e terá que pagar a multa.

Isso é o que é uma oferta pelo pecado. Segundo o Rabino Shimshon Raphael Hirsch, é uma penalidade por descuido. Segundo o Sefer Ha-Chinuch é uma medida educativa e preventiva. As ações, no Judaísmo, são a forma como treinamos a mente. O fato de você ter pago o preço ao fazer um sacrifício fará com que você tome mais cuidado no futuro.

O rabino Isaac Arama (que viveu na Espanha no século XV) diz que a diferença entre um pecado intencional e um pecado não intencional é que, no primeiro caso, tanto o corpo quanto a alma foram os culpados. No caso de um pecado não intencional, apenas o corpo era o culpado, não a alma. Portanto, um sacrifício físico ajuda, já que foi apenas o ato físico do corpo que estava errado. Um sacrifício físico não pode expiar um pecado deliberado, porque não pode corrigir um erro na alma.

O que o sacrifício alcança é  kapparah, não o perdão como tal, mas uma “cobertura” ou obliteração do pecado. Noé foi instruído a “cobrir” (ve-chapharta) a superfície da Arca com piche. (Gênesis 6:14) A tampa da Arca no Tabernáculo chamava-se kapporet. (Lev. 25:17) Uma vez que um pecado tenha sido simbolicamente encoberto, ele é perdoado, mas como aponta o Malbim, em tais casos o verbo para perdão, sl-ch, está sempre no passivo (venislach: Lev. 4:20, Lev. 4:26, Lev. 4:31). O perdão não é direto, como no caso do arrependimento, mas indireto, consequência do sacrifício.

A terceira dimensão do pecado é que ele contamina. Isso deixa uma mancha em seu personagem. Isaías, na presença de D-s, sente que tem “lábios impuros”. (Is 6.5) O rei David diz a D-s: “Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado” – “ me-chatati tahareni”. (Sal. 51:4)

Sobre Yom Kippur a Torá diz:

“Naquele dia será feita expiação por vós, para vos purificar [lether etchem]. Então, diante do Senhor, você estará limpo de todos os seus pecados”. Lev. 16:30

Ramban diz que esta é a lógica da oferta pelo pecado. Todos os pecados, mesmo aqueles cometidos inadvertidamente, têm consequências. Cada um deles “deixa uma mancha na alma e constitui um defeito nela, e a alma só está apta a encontrar seu Criador quando tiver sido purificada de todo pecado”. (Ramban para Lev. 4:2)

O resultado da oferta pelo pecado é tehora, limpeza, purificação. Portanto, a oferta pelo pecado não trata da culpa, mas de outras dimensões da transgressão. É uma das características mais estranhas da civilização ocidental, em parte devido ao cristianismo paulino, e em parte à influência do filósofo Immanuel Kant, que tendemos a pensar sobre a moralidade e a espiritualidade como questões quase exclusivamente relacionadas com a mente e os seus motivos. Mas os nossos atos deixam rastros no mundo. E mesmo os pecados não intencionais podem fazer com que nos sintamos contaminados.

A lei da oferta pelo pecado nos lembra que podemos causar danos involuntariamente, e isso pode ter consequências psicológicas. A melhor maneira de corrigir as coisas é fazer um sacrifício: fazer algo que nos custe alguma coisa.

Nos tempos antigos, isso assumia a forma de um sacrifício oferecido no altar do Templo. Hoje em dia a melhor maneira de fazer isso é doar dinheiro para caridade (tzedaká) ou realizar um ato de bondade para com os outros (chessed). O Profeta disse há muito tempo, em nome de D-s:

“Pois eu desejo benevolência, não sacrifício.” Oseias 6:6

Caridade e bondade são nossos substitutos para o sacrifício e, como a antiga oferta pelo pecado, ajudam a consertar o que está quebrado no mundo e em nossa alma.

 

 

Texto original “The Dimensions of Sin” por Rabbi Lord Jonathan Sacks zt’l

PARASHIOT mais recentes

PARASHIOT MAIS RECENTES

PINCHAS

Mudança de Ritmo Incorporado na parashá desta semana está um dos grandes princípios de liderança. O contexto é este: Moshe...

Leia mais →

BALAK

Um Povo que Habita Só? O dicionário define  epifania  como “uma manifestação repentina da essência ou significado de alg...

Leia mais →

HUKAT

Erro de Descartes Em seu best-seller de 2011, The Social Animal, o colunista do New York Times David Brooks escreve: Estamos vive...

Leia mais →

HORÁRIOS DAS REZAS