PINCHAS

Posted on julho 21, 2019

PINCHAS

A Coroa Que Todos Podem Usar

Moisés disse ao Senhor: “Que o Senhor, D-s dos espíritos de toda carne, designe um homem sobre esta comunidade para sair e entrar diante deles, aquele que os conduzirá e os introduzirá, para que o povo do Senhor não seja como ovelhas sem pastor.” (Nm 27: 15–17)

Moisés estava à vista do Anjo da Morte. Miriam morrera. Também Aaron. E D-s disse a Moisés: “tu também serás recolhido ao teu povo, como teu irmão Aaron foi.” (Nm 27: 12–13), por isso ele sabia que não estava fadado a viver tempo suficiente para atravessar o Jordão e entrar na terra. Quem seria seu sucessor? Ele tinha alguma opinião sobre o assunto?

Com profunda atenção, os Sábios notaram a passagem imediatamente anterior. É a história das filhas de Tzelophehad, que reivindicam seus direitos de herança na terra, apesar do fato de que a herança passava pela linha masculina e seu pai não deixou filhos. Moisés apresentou seu pedido a D-s, que respondeu que era para ser concedido.

Contra esse pano de fundo, o Midrash interpreta os pensamentos de Moisés quando ele traz seu próprio pedido a D-s, para que um sucessor seja designado:

Qual foi a razão de Moisés para fazer esse pedido depois de declarar a ordem da herança? Exatamente isso, quando as filhas de Tzelophead herdaram de seu pai, Moisés argumentou: Chegou a hora de fazer meu próprio pedido. Se filhas herdam, é certo que meus filhos devam herdar a minha glória.

O Santo, bendito seja, disse-lhe: “Aquele que guarda a figueira comerá do seu fruto” (Provérbios 27:18). Seus filhos ficaram parados e não estudaram a Torá. Josué te serviu fielmente e te mostrou grande honra. Foi ele que se levantou de manhã cedo e permaneceu tarde da noite em sua Casa da Reunião. Ele costumava arrumar os bancos e espalhar as esteiras. Vendo que ele te serviu com todas as suas forças, ele é digno de servir a Israel, pois ele não perderá sua recompensa. [1]

Este é o drama não dito do capítulo. Não só Moisés estava destinado a não entrar na terra, mas também estava destinado a ver seus filhos negligenciados na busca de um sucessor. Essa foi a sua segunda tragédia pessoal.

Mas é precisamente aqui que encontramos, pela primeira vez, uma das proposições mais poderosas do judaísmo. Israel bíblico teve suas dinastias. Tanto o sacerdócio como, em uma época posterior, o reinado foi passado ​​de pai para filho. No entanto, há uma vertente firmemente igualitária no judaísmo desde o início. Ironicamente, é dada uma de suas expressões mais poderosas na boca do rebelde, Korach: “Toda a congregação é santa e o Senhor está no meio deles. Por que vocês (Moisés) se colocam acima da congregação?” (Números 16:3).

Mas não foi apenas Korach quem deu voz a esse sentimento. Ouvimos isso nas palavras do próprio Moisés: “Que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre eles” (Nm 11:29).

Nós ouvimos novamente nas palavras de Ana quando ela dá graças pelo nascimento de seu filho:

O Senhor envia pobreza e riqueza;
Ele humilha e exalta.
Ele levanta o pobre do pó e tira o necessitado do monte de cinzas;
Ele os acomoda com os príncipes e os faz herdar um trono de honra. (I Sam. 2: 7-8)
Está implícito no grande mandamento de santidade: “Disse o Senhor a Moisés: ‘Fala a toda a assembleia de Israel e dize-lhes: Sede santos, porque Eu, o Senhor teu D-s, sou santo’” (Lev. 19: 2).

Este não é um chamado para Sacerdotes ou Profetas – uma elite sagrada – mas para todo um povo. Existe, no judaísmo, um profundo instinto igualitário: o conceito de uma nação de indivíduos com igual dignidade na presença de D-s.

Korach estava errado menos no que ele disse do que no porquê ele disse isso. Ele era um demagogo tentando tomar o poder. Mas ele explorou um profundo reservatório de sentimento popular e princípio religioso. Judeus nunca foram fáceis de liderar porque cada um é chamado para ser um líder. O que Korach esqueceu é que, para ser um líder, também é necessário ser um seguidor. Liderança pressupõe ser discípulo e fazer discípulos. Isso é o que Josué sabia e o que o levou a ser escolhido como o sucessor de Moisés.

A tradição é resumida na famosa decisão Maimonideana:

Com três coroas, Israel foi coroado – com a coroa da Torá, a coroa do sacerdócio e a coroa do reinado. A coroa do sacerdócio foi concedida a Aaron e seus descendentes. A coroa da realeza foi conferida a David e seus sucessores. Mas a coroa da Torá é para todo o Israel. Quem quiser, deixe-os ir e pegar. Não suponha que as outras duas coroas sejam maiores que a da Torá… A coroa da Torá é maior que as outras duas coroas. [2]

Isso teve imensas consequências sociais e políticas. Durante a maior parte da era bíblica, todas as três coroas estavam em operação. Além dos profetas, Israel tinha reis e um sacerdócio ativo servindo no Templo. O princípio dinástico – liderança passando de pai para filho – ainda dominava dois dos três papéis. Mas com a destruição do Segundo Templo, o reinado e o sacerdócio em funcionamento cessaram. A liderança passou para os sábios que se consideravam herdeiros dos profetas. Vemos isso no famoso resumo de uma frase da história judaica com o qual começa o Tractate Avot (Ética dos Pais): “Moisés recebeu a Torá do Sinai e a entregou a Josué, que a entregou aos anciãos, dos anciãos para os Profetas e os Profetas para os homens da Grande Assembleia.” (Mishná Avot 1: 1).

Os rabinos consideram-se herdeiros dos profetas e não dos sacerdotes. No Israel bíblico, os sacerdotes eram os principais guardiões e professores da Torá. Por que os rabinos não se viam como herdeiros de Aarão e do sacerdócio? A resposta pode ser esta: o sacerdócio era uma dinastia. A liderança profética, pelo contrário, nunca poderia ser prevista com antecedência. A prova foi Moisés. O próprio fato de que seus filhos não o sucederam como líderes do povo pode ter sido um sofrimento agudo para ele, mas foi um profundo consolo para todos os outros. Isso significava que qualquer um, por discipulado e dedicação, poderia aspirar à liderança rabínica e à coroa da Torá.

Por isso encontramos nas fontes um paradoxo. Por um lado, a Torá se descreve como uma herança: “Moisés nos ordenou a Torá como herança [morashá] da congregação de Jacó” (Deuteronômio 33: 4). Por outro lado, os Sábios insistiram que a Torá não é uma herança: “R. Yose disse: Prepare-se para aprender a Torá, pois ela não é dada a você como uma herança [yerushá]” (Mishnah Avot 2:12).

A resolução mais simples da contradição é que existem dois tipos de herança. O hebraico bíblico contém duas palavras diferentes para o que recebemos como um legado: yerushá / morashá e nachaláNachalá está relacionada com a palavra nachal, “um rio”. Significa algo transmitido automaticamente através das gerações, à medida que a água do rio flui rio abaixo, fácil e naturalmente. Yerushá vem da raiz yarash, que significa “tomar posse”. Refere-se a algo ao qual você tem o título legítimo, mas que você precisa de ação positiva para adquirir.

Um título hereditário, como ser um duque ou um conde, é passado de pai para filho. Assim também é uma empresa familiar. A diferença é que o primeiro não precisa de nenhum esforço por parte do herdeiro, mas o segundo requer muito trabalho para que o negócio continue a valer alguma coisa. A Torá é como um negócio, não um título. Deve ser ganho se é para ser sustentado.

Os próprios sábios diziam com mais beleza: “Moisés nos ordenou a Torá como uma herança [morashá] da congregação de Jacó” – leia não “herança [morashá]” mas “prometida [me’orasa]” (Berachot 57a) . Por uma simples mudança na pronúncia – transformando um shin [= “sh”] em um pecado [= “s”], “herança” em “noivado” – os rabinos sinalizaram que, sim, há uma relação de herança entre a Torá e o Judeu, mas o primeiro tem que ser amado para ser ganho. Você tem que amar a Torá se quiser herdá-la.

Os Sábios estavam plenamente conscientes das implicações sociais do dito de R. Yose de que a Torá “não é dada a você como uma herança”. Isso significava que a alfabetização e o aprendizado nunca deveriam se tornar uma reserva de elite:

E por que não é comum estudiosos darem à luz filhos que são estudiosos?
Yosef disse: Para que não se diga que a Torá é sua herança. (Nedarim 81a)

Os Sábios estavam constantemente em guarda contra as atitudes exclusivistas em relação à Torá. A igualdade nunca é preservada sem vigilância – e de fato havia tendências contrárias. Vemos isso em um dos debates entre as escolas de Hillel e Shammai:

“Levantai muitos discípulos” – A escola de Shammai diz: Uma pessoa deve ensinar somente alguém que é sábio, humilde, bom e rico.

Mas a escola de Hillel diz: Todos devem ser ensinados. Pois havia muitos transgressores em Israel que foram atraídos para o estudo da Torá, e deles surgiram homens justos, piedosos e dignos. Para o que pode ser comparado? “Para uma mulher que põe uma galinha para chocar ovos – de muitos ovos, ela pode chocar apenas alguns, mas de poucos [ovos] ela não choca nenhum.” [3]

Não se pode prever quem alcançará a grandeza. Portanto, a Torá deve ser ensinada a todos. Um episódio posterior ilustra a virtude de ensinar a todos:

Certa vez, Rav chegou a um lugar onde, apesar de ter decretado um jejum [pela chuva], não caiu chuva. Eventualmente alguém mais se adiantou na frente de Rav diante da Arca e rezou: “Quem faz o vento soprar” – e o vento soprou. Então ele orou: “Quem faz a chuva cair” – e a chuva caiu.

Rav perguntou-lhe: Qual é a sua ocupação [isto é, qual é a sua virtude especial que faz com que D-s responda às suas orações]? Ele respondeu: Eu sou um professor de crianças pequenas. Eu ensino a Torá aos filhos dos pobres e também aos filhos dos ricos. Daqueles que não podem pagar, não aceito pagamento. Além disso, tenho um viveiro de peixes e ofereço peixe a qualquer menino que se recuse a estudar, para que ele venha estudar. (Ta’anit 24a)

Seria errado supor que essas atitudes prevalecessem em todos os lugares em todos os momentos. Nenhuma nação alcança a perfeição. Uma aptidão para aprender não é igualmente distribuída dentro de qualquer grupo. Há sempre uma tendência para os mais inteligentes e eruditos se verem mais dotados do que os outros e para os ricos tentarem adquirir uma educação melhor para seus filhos do que os pobres. No entanto, em um nível impressionante – e até notável – os judeus estavam vigilantes para garantir que ninguém fosse excluído da educação e que as escolas e os professores fossem pagos por fundos públicos. Por muitos séculos, na verdade, milênios, os judeus foram os primeiros a democratizar a educação. A coroa da Torá estava de fato aberta a todos.

A tragédia de Moisés foi o consolo de Israel. “A Torá é sua herança.” O fato de que seu sucessor não era seu filho, mas Josué, seu discípulo, significava que uma forma de liderança – histórica e espiritualmente a mais importante das três coroas – poderia ser aspirada por todos. A dignidade não é um privilégio de nascimento. Honra não se limita àqueles com os pais certos. No mundo definido e criado pela Torá, todo mundo é um líder em potencial. Todos nós podemos ganhar o direito de usar a coroa.

Shabat Shalom

 

NOTAS
[1] Números Rabá 21:14 .
[2] Maimônides, Mishneh Torá, Hilchot Talmud Torah 3: 1.
[3] Avot DeRabbi Natan, versão 2, cap. 4

 

Texto original “The Crown All Can Wear” por Rabino Jonathan Sacks

PARASHIOT mais recentes

PARASHIOT MAIS RECENTES

ACHAREI

Povo Santo, Terra Santa Durante dois anos, estive em diálogo com um Imã do Médio Oriente, um homem gentil e aparentemente moder...

Leia mais →

METSORA

Existe algo como Lashon Tov? Os Sábios entenderam tsara’at, o tema da parashá desta semana, não como uma doença, mas com...

Leia mais →

TAZRIA

Otelo, WikiLeaks e paredes mofadas Foi a Septuaginta, a antiga tradução grega da Bíblia Hebraica, que traduziu tsara’at,...

Leia mais →

HORÁRIOS DAS REZAS